quinta-feira, 19 de maio de 2011

FÉ EUCARÍSTICA



A Fé eucarística consiste em crer, como no-lo diz a santa Igreja, que Jesus Cristo está verdadeira, real e substancialmente presente no Sacramento do Altar.
Essa fé nos faz ver a Jesus Cristo moderado,velado, oculto sob as espécies santas. É o sol que aparece por entre as nuvens, o amigo que se disfarça para nos provar.
A alma de Fé vê realmente a Jesus Cristo pelo olhar interior da graça e essa visão espiritual não se limita a um objeto externo, a formas determinadas e limitadas . Alcança toda a Pessoa de Jesus Cristo, isto é, sua Divindade, sua santa Humanidade, suas Perfeições adoráveis, sua Beleza, sua Bondade, seu Amor, tanto quanto o permite o olhar dum viajante terrestre.
A Fé eucarística é a ciência e a visão espiritual de Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento. É uma participação da Visão Beatífica dos Santos na Glória.
Quão deliciosa e quão beatífica é esta visão de Fé de Jesus-Hóstia! Quão doce é a contemplação de Jesus velado pelo Amor!
Mas a alma eucarística deve ir além. Deve viver da virtude de Fé eucarística, e esta virtude está no respeito, na piedade, na devoção a Jesus-Eucaristia.

Dom João Braz de Aviz 
prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano.
 
 

O SANTO SACRIFÍCIO


O SANTO SACRIFÍCIO
 

Assistir cada dia à santa Missa é chamar sobre cada dia as bênçãos do Céu. Se assim fizermos, havemos de cumprir melhor com nossos deveres e fortificar a alma para levar o peso da cruz cotidiana – quinhão de todo cristão.
A Missa é o ato mais santo da religião. È a devoção por excelência dos Santos. Nada dá maior glória a Deus, nada proporciona maior vantagem à alma do que a assistência piedosa e freqüente à santa Missa.
Na verdade, o Sacrifício da Missa contém em si o valor do Sacrifício da Cruz e no-lo aplica pessoalmente. É o mesmo Sacrifício, a mesma Vítima, o mesmo Sacerdote. É Jesus Cristo imolado, incruelmente, dessa vez, porém, real e eficazmente.
Fosse-vos dado, após a Consagração, ver o Mistério do Altar tal qual é, havíeis de ver Jesus Cristo na Cruz, oferecendo ao Pai suas Chagas, seu Sangue, sua Morte, para a salvação da vossa alma e a do mundo inteiro. Havíeis de ver os Anjos prostrados em redor do Altar, admirados, quase atônitos, ante tão grande Amor para com as criaturas indiferentes ou ingratas. Havíeis de ouvir o Pai Celeste, contemplando o seu divino Filho dizer-vos como no Tabor: "Eis meu Filho bem amado, o objeto das minhas complacências. Adorai-o, amai-o, servi-o de todo o coração".

Palavras de Dom João Braz de Aviz, de 63 anos, Que foi nomeado pelo papa Bento XVI, no dia 4 de janeiro de 2011 para ser o novo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, no Vaticano.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

MESCE - Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística



O Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE) nasceu na Igreja e para a Igreja. Em primeiro lugar, significa que a Eucaristia, o grande dom concedido à Igreja, deve ser guardada com dignidade e distribuída com zelo.
A Comunhão Domiciliar é a principal missão do MESCE, ou seja, levar a presença real do Cristo Eucarístico aos debilitados e incapacitados de comparecer às missas dominicais. Este serviço poderá ser solicitado na secretaria da nossa paróquia. Participa, também, da distribuição da Eucaristia nas missas e, na ausência e com o consentimento do sacerdote, preside a Celebração da Palavra (conforme previsto no Cân. 230 § 3).